Mosaic vende participação em joint-venture da Arábia Saudita

Foto: Divulgação/Mosaic

A Mosaic Company informa que concluiu a transação com a Saudi Arabian Mining Company (Ma’aden) para vender a participação que detém na produtora de fosfato Ma’aden Wa’ad Al Shamal Phosphate Company (MWSPC). Na transação, concluída em 24 de dezembro de 2024, a Mosaic recebeu 111.012.433 ações da Ma’aden – avaliadas em aproximadamente US$ 1,5 bilhão na data de fechamento – em troca da participação de 25 por cento da Mosaic na MWSPC, anteriormente uma joint venture entre a Mosaic, Ma’ Aden e Saudi Basic Industries Corporation.

Com a transação, a Mosaic espera obter um ganho, antes de impostos, de aproximadamente US$ 0,5 bilhão no quarto trimestre de 2024, com base no preço das ações no fechamento.

“Temos o prazer de concluir esta transação. Desfrutamos de uma parceria longa e bem-sucedida com a Ma’aden e esperamos continuar nosso trabalho conjunto sob esta estrutura evoluída”, disse Bruce Bodine, presidente e CEO da Mosaic. “A Mosaic tem agora um valor transparente para o seu investimento na Ma’aden e maior flexibilidade de capital no futuro.”

A Mosaic Company é uma das principais produtoras e comerciantes mundiais de nutrientes concentrados para culturas de fosfato e potássio. A Mosaic é fornecedora única de fertilizantes fosfatados e potássicos e ingredientes para rações para a indústria agrícola global.

Fonte: Brasil Mineral