Usinas de etanol do Centro-Oeste dos EUA da POET se juntarão ao projeto de gasoduto Summit Carbon

A POET LLC, uma das maiores produtoras de etanol do mundo, disse na segunda-feira que fará parceria com a Summit Carbon Solutions para capturar as emissões de dióxido de carbono em 17 unidades da POET. Usinas de etanol do Centro-Oeste farão parte do projeto de gasoduto multi estadual da Summit.

A POET já fez parceria com outro projeto de gasoduto de carbono proposto pela Navigator CO2 Ventures para utilizar a captura e armazenamento de carbono (CCS) para reduzir as emissões da sua produção de etanol e ajudar a cumprir os seus objetivos climáticos.

A Navigator cancelou o seu projeto em outubro, alegando um ambiente regulatório estadual desafiador. “À medida que o mundo procura soluções energéticas de baixo carbono, a captura de carbono garante que os biocombustíveis baseados na agricultura permanecerão competitivos nas próximas décadas”, disse o fundador e CEO da POET, Jeff Broin, em comunicado.

A Summit irá capturar e armazenar 4,7 milhões de toneladas métricas de CO2 de 12 fábricas POET em Iowa e cinco fábricas em Dakota do Sul. Isso se soma aos 18 milhões de toneladas métricas de CO2 que a Summit já planeja capturar em 33 usinas de biocombustíveis ao longo de sua rota proposta de 3.218 km e cinco estados.

O projeto tem enfrentado a oposição dos proprietários de terras ao longo do seu percurso, que temem potenciais fugas de dióxido de carbono, danos nas suas terras agrícolas ou que as suas terras sejam tomadas sob domínio eminente para a construção do gasoduto. Os reguladores do estado de Dakota do Sul negaram o primeiro pedido da empresa em setembro, citando preocupações de segurança e a oposição dos proprietários de terras. A Summit planeja reapresentar seu pedido.

O Estado de Dakota do Norte, onde a Summit pretende armazenar o carbono capturado, também negou o pedido de licença inicial do projeto em agosto, alegando danos potenciais aos seres humanos e ao meio ambiente. A empresa está aguardando uma decisão de licença dos reguladores estaduais de serviços públicos em Iowa.

Fonte: Portal RPANews

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Você precisa estar logado para ter acesso a este conteúdo

Já é assinante?

Ou Cadastre-se