Açúcar despenca em NY após aumento da produção no Brasil

Armazenagem de Açúcar – Foto Czarnikow/Divulgação

As questões relacionadas com a oferta trouxeram pressão de forte baixa nos preços do açúcar e do suco laranja na bolsa de Nova York nesta segunda-feira (1º). No que diz respeito ao açúcar, as cotações cederam após dados favoráveis para a produção no Brasil. Os lotes do demerara para março fecharam em baixa de 2,96%, cotados a 14,76 centavos de dólar a libra-peso.

Segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), a produção de açúcar nos primeiros quinze dias de novembro totalizou 982,95 mil toneladas, 8,69% mais que no mesmo período do ciclo anterior.

No acumulado desde o início da safra até 16 de novembro, a fabricação do adoçante totalizou 39,18 milhões de toneladas, com alta de 2,09%.

Não foram apenas os dados de safra do Brasil que derrubaram as cotações. Os números para a Índia reforçaram o quadro de baixa para a commodity nesta segunda. A Federação Nacional de Cooperativas de Usinas de Açúcar da Índia disse hoje que a produção no país entre outubro e novembro saltou 50% em relação ao ano anterior, atingindo 4,1 milhões de toneladas. A entidade também relatou que 424 usinas de açúcar na Índia estavam em operação até o dia 30 de novembro, um aumento quando comparado com as 382 do ano anterior.

Esse quadro de boa produção entre os maiores exportações mundiais de açúcar levou a International Sugar Organization (ISO) a indicar um superávit global de 1,625 milhão de toneladas para o ciclo 2025/26, dado que reforça o quadro de baixa para os contratos em Nova York.

Fonte: Globo Rural