
Em um mercado cada vez mais competitivo, a produção de conteúdo original e de qualidade é uma das principais estratégias empresariais para projetar a autoridade da marca e ampliar a confiança e o reconhecimento no mercado. Ao comemorar 25 anos de atividades, a SCA Brasil também completa um ano de adoção dessa estratégia com a série de lives mensais ‘Conexão SCA Brasil’, com 11 edições realizadas somando mais de 20.000 visualizações nos diferentes canais digitais da empresa.
A preocupação com a escolha criteriosa de temas relevantes e convidados especializados ficou evidente desde a primeira edição da série, realizada em 14 de março de 2024, na manhã seguinte à aprovação do Projeto de Lei do Combustível do Futuro. Como convidado especial, participou ao vivo o relator do PL, o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP), em seu primeiro diálogo detalhado após a aprovação com o CEO da SCA Brasil, Martinho Seiiti Ono.
Outro momento de destaque aconteceu na 5ª edição da série, transmitida em 17 de julho de 2024, no auge dos impactos climáticos que afetaram a safra 2024-2025 de cana-de-açúcar. Em meio às dúvidas que cercavam os resultados da safra e efeitos para o futuro, o programa reuniu o diretor de Inteligência Setorial da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) e coordenador dos MBAs em Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luciano Rodrigues, a meteorologista da Climatempo, Dayane Figueiredo, e Martinho Ono, que encerrou o programa com uma análise detalhada projetando como ficaria a safra. O programa já atraiu mais de 13 mil visualizações.

Para Ono, a definição dos temas e convidados especiais é determinante para o resultado dos programas da série: “É fundamental ouvir os diversos públicos de interesse para identificar o que está preocupando empresários, investidores e analistas naquele momento. Com o foco decidido, convidados de peso e dados atualizados, conseguimos entregar informações úteis para quem atua no mercado”.
Entre os diversos convidados que aprofundaram o debate sobre temas estratégicos para o agronegócio, destacam-se o diretor do Departamento de Biocombustíveis do Ministério das Minas e Energia(MME) Marlon Arraes; o superintendente de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos Carlos Orlando Enrique da Silva, o superintendente de fiscalização do abastecimento Júlio Cesar Nishida, ambos da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a especialista em Inteligência de Mercado do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Natália Calori; o diretor da Archer Consulting, Arnaldo Corrêa; o presidente do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Jacyr Costa Filho; o diretor da Agrinvest, Eduardo Vanin; o diretor geral do Instituto Combustível Legal (ICL), Carlo Faccio; e o especialista em biodiesel e insumos para o Brasil e Argentina da S&P Global Commodity Insights, Alexandre Melo, o vice-presidente da trading Inpasa, Gustavo Mariano, bem como o analista de inteligência de mercado da Agrinvest Jeferson Souza, o diretor de cana e especialidades da FMC Ivan Jarussi,e a diretora LATAM de operações e supply chain da ADAMA Ana Colla.
Além de Martinho Ono, também marcaram presença nas lives da série Conexão SCA Brasil o head de biodiesel da SCA Brasil, Filipe Cunha e os executivos da SCA Brasil Aliança e da AgriForce, Alexandre Menezio, Diego Lopes e Marcelo Soto.

“As lives da SCA Brasil refletem a experiência e o conhecimento interno da empresa e de seus profissionais e lideranças, em diálogos com convidados destacados e altamente especializados. Em um mercado cada vez mais concorrido, informações atuais e relevantes são um diferencial competitivo marcante”, explica Adhemar Altieri, diretor executivo da MediaLink Comunicação Corporativa, empresa que produz a série de lives para a SCA Brasil.

SOBRE A SÉRIE “CONEXÃO SCA BRASIL”
Transmitidas ao vivo pelos canais da SCA Brasil no YouTube e no LinkedIn, as lives da série ‘Conexão SCA Brasil’ foram criadas para examinar assuntos de destaque no contexto do agronegócio nacional, com prioridade para temas próximos dos combustíveis renováveis e das compras corporativas em grupo, principais áreas de atuação da SCA Brasil. Agendas transversais e de ampla relevância para o agro também são abordadas, sempre com convidados especiais de reconhecida competência e qualidade. Além do YouTube e do LinkedIn, todas as edições também estão disponíveis em formato de podcast na página da série na plataforma Spotify.
Assista no canal da SCA Brasil no YouTube:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLDVDSC1iW7gV-pjtpbLbyWx2nD4PKIV2h
Assista na página da SCA Brasil no LinkedIn:
https://www.linkedin.com/events/etanol-ocrescimentodomilhoeapro7295850353382588416/comments/
Confira toda a série na página da “Conexão SCA Brasil” no Spotify:
https://podcasters.spotify.com/pod/show/conexo-sca-brasil/