Com desempenho robusto em 2024, a SCA Brasil Aliança, dedicada a compras corporativas em grupo, transacionou mais de R$ 2,5 bilhões até o final de agosto, mantendo um crescimento médio anual de 18% desde 2017.
Os números, divulgados em reunião com clientes da SCA Brasil Aliança realizada em 23 de setembro, também apontaram que, juntas, as empresas clientes do grupo processaram 86,7 milhões de toneladas de cana na safra 2023-2024. Esse total indica que as compras do grupo corresponderam a uma participação de 14% no mercado de insumos agrícolas, especialmente para as categorias de produtos negociadas pelo grupo para a indústria da cana-de-açúcar.
Outros destaques da reunião foram o crescimento da participação do grupo nos estados de Pernambuco e Espírito Santo e o crescimento das operações nas regiões Norte e Nordeste, que atingiram 11% do total.
“Nos reunimos com clientes a cada 6 meses, para apresentar a evolução dos negócios, o desempenho dos fornecedores e o andamento dos projetos de melhoria da eficiência”, explicou o diretor da SCA Brasil Aliança, Alexandre Menezio. “Também temos o desafio de ampliar a carteira de clientes, explorar novas oportunidades de negócios e compartilhar essas informações com nossos clientes”, frisou.
Nesse contexto, foi anunciado o lançamento do ePRICE – um sistema de gestão comercial que permite aos clientes da SCA Brasil Aliança acompanhar as operações e acessar informações de inteligência de suprimentos para a categoria diesel, remotamente. “A ideia do ePRICE é promover a eficiência comercial, permitindo o acesso dos clientes às condições comerciais negociadas e parametrizadas, que são comparadas às notas fiscais faturadas, apontando distorções ao mesmo tempo em que qualificam o desempenho comercial dos fornecedores”, explica Diego Lopes, head de estratégia e inteligência de suprimentos para defensivos, diesel e lubrificantes, acrescentando que a ideia é expandir a plataforma para incluir também lubrificantes, fertilizantes e químicos industriais até 2025.
A execução do ePRICE teve apoio da Level Group, empresa de consultoria com presença global especializada em soluções para as áreas de compras, envolvendo a curadoria de sistemas, educação especializada, estudos estratégicos e terceirização de profissionais. A Level auxiliou no mapeamento, na otimização e na automação dos processos da SCA Brasil Aliança, e na seleção da solução que levou à concepção do ePRICE.
Fonte: Canal Executivo