
O Produto Interno Bruto (PIB) da cadeia de soja e biodiesel deve registrar um crescimento expressivo de quase 11% neste ano, impulsionado por uma colheita recorde e aumento no esmagamento do grão. Segundo a reportagem do Globo Rural, as projeções do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), indicam que o PIB-Renda da cadeia deve crescer 18,2% em 2025, atingindo R$ 820,9 bilhões, após anos de queda.
A safra de soja de 2025 é estimada em quase 170 milhões de toneladas, com um aumento de 3,6% no processamento da oleaginosa. Este crescimento está ligado ao aumento da demanda por biodiesel, cuja mistura no diesel fóssil passará de 14% para 15% em 1º de agosto.
As projeções são otimistas, com o PIB da soja devendo aumentar 24,1% e o do biodiesel 5,76%. O mercado de trabalho também está aquecido, com um aumento de 7,4% no número de empregos na cadeia. A expansão agrícola e o uso de tecnologia são fatores que impulsionam o crescimento do emprego nas indústrias de insumos.
Íntegra da matéria: Globo Rural