A Cerradinho Bionergia, empresa do setor sucroenergético que produz etanol, açúcar e nutrição animal a partir de matéria-prima renovável, como a cana e o milho, celebra a concretização do repasse financeiro do Programa RenovaBio, referente aos Créditos de Descarbonização (CBIO), em parceria com a Cooperativa Comigo. Para marcar a comemoração, foi realizada a entrega de um cheque (simbólico) a representantes dos cooperados, no dia 16 de outubro, no auditório do centro de convivência da cooperativa, em Rio Verde, Goiás.
No cenário atual da produção de biocombustíveis no Brasil, o RenovaBio se destaca como uma política fundamental para promover a sustentabilidade e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Este programa recompensa fornecedores e produtores que adotam práticas ambientais eficientes com os CBIOs, incentivando uma produção mais consciente e responsável.
Durante as últimas safras, o equivalente a 54% do milho contratado pela cooperativa foi rastreado, gerando resultados financeiros positivos e evidenciando o potencial dessa iniciativa. “Quanto maior a adesão de fornecedores com rastreabilidade, maior será nossa nota de eficiência energética, o que resulta em um volume maior de CBIOs. Isso não só gera prestígio para os produtores, mas também cria valor para suas práticas sustentáveis,” explica Eduardo Martins de Paiva, diretor executivo de originação de milho, da CerradinhoBio.
Para incentivar a adesão de mais fornecedores, a CerradinhoBio conta com a parceria da Comigo. “A Cooperativa Comigo promove a adesão ao RenovaBio por meio de parcerias estratégicas, como a firmada com a Neomille, subsidiária da CerradinhoBio. Produtores voluntários são incentivados a evidenciar suas práticas sustentáveis já existentes, que agora podem ser formalmente reconhecidas e recompensadas pelo programa. As expectativas da COMIGO quanto ao RenovaBio são positivas tanto financeiramente, com remuneração pela rastreabilidade, quanto ambientalmente, com a redução de gases de efeito estufa. A educação contínua será essencial para o sucesso e o amadurecimento do programa”, destaca o gerente Comercial da instituição, Israel Santos.
Agrega valor
Eduardo Paiva, ainda ressalta a importância da colaboração com a cooperativa. “A parceria com a Comigo é essencial, pois representa um grande fornecedor indireto, além de ser uma organização tradicional que ajuda a apresentar o programa aos cooperados.”
O repasse financeiro não apenas reconhece as práticas sustentáveis já adotadas, mas também representa um passo importante na criação de valor adicional, em um cenário de margens mais apertadas. O RenovaBio se transforma, assim, em um novo vetor de renda para toda a cadeia produtiva.
Além do evento que simboliza o repasse financeiro, a CerradinhoBio está intensificando as estratégias de engajamento. “Estamos alinhando nossa atuação com os intermediários, que por sua vez se conectam com seus fornecedores, buscando evitar conflitos de interesse”, destaca Eduardo. O objetivo desta união entre CerradinhoBio e a Cooperativa Comigo, é fortalecer a cadeia produtiva do biocombustível e construir um Brasil mais sustentável.
Fonte: Revista RPANews