
O avanço tecnológico na cadeia de suprimentos foi um dos destaques da pauta da SCA Brasil Aliança durante o 8º Seminário de Inovações, promovido pela União Nacional da Bioenergia (UDOP) nos dias 2 e 3 de dezembro em Araçatuba (SP). Dois executivos da empresa, responsáveis pela estratégia e inteligência de suprimentos, destacaram como a automação, escalabilidade, inteligência de suprimentos e estratégias colaborativas podem gerar eficiência operacional, ganhos financeiros e valor contínuo para usinas bioenergéticas.
Marcelo Soto participou do painel “Utilizando IA em Suprimentos” e Diego Lopes apresentou o case “Aliando Estratégia e Tecnologia às Compras de Diesel”, numa apresentação conjunta com Danilo Briza Costa, gerente de suprimentos da Tietê Agro.
Segundo Soto, a tecnologia não substitui e sim potencializa a atuação do comprador: “A inteligência artificial permite que times de compras entreguem resultados avançados, automatizando processos, analisando dados com profundidade, padronização e velocidade, e liberando equipes para decisões estratégicas. Quem se prepara agora, colhe vantagem competitiva amanhã”, frisou.
IA em Suprimentos
Com 34 anos de experiência no setor de compras, logística e planejamento, Soto mostrou como a IA já é uma realidade no segmento agroindustrial, trazendo exemplos práticos de aplicação em rotinas de compras, indicadores, negociações e curadoria de dados. A apresentação destacou como empresas que adotam tecnologia conseguem reduzir retrabalho, ganhar velocidade, elevar precisão analítica e estruturar negociações mais embasadas.
Soto mostrou exemplos de aplicações da IA como na higienização de cadastros, leitura de propostas e disparo automático de cotações, dashboards e KPIs (indicadores-chave de desempenho) atualizados de forma autônoma, reduzindo tempo operacional. Inteligência aplicada para análises de sazonalidade, histórico de consumo e rupturas e o uso estratégico dos dados para decisões de compra mais precisas e redução de custos também foram abordados.
O executivo da SCA Brasil reforçou que habilidades em IA tornam profissionais mais estratégicos e valorizados, citando estudos que apontam aumento salarial de até 50% para quem tem capacitação digital. Até o final de 2025, 78% das empresas consultadas indicam que pretendem ampliar investimentos em IA, segundo uma pesquisa da Revista Exame.
Estratégia e tecnologia nas compras de diesel
Em sua apresentação, Diego Lopes compartilhou o case da parceria da SCA Brasil Aliança com a Tietê Agro, em conjunto com o gerente de suprimentos Danilo Costa, evidenciando como uma estratégia de compras baseada em inteligência, escala e digitalização pode transformar a gestão de diesel, insumo crítico e de alto impacto financeiro para o setor sucroenergético.
A análise detalhou os ganhos de escala das compras em grupo, com destaque para a evolução das compras de diesel com parametrização de custos e preços, com gestão comercial 100% automatizada através da plataforma “ePrice”, tecnologia desenvolvida para a SCA Brasil Aliança em parceria com a consultoria Level Group. O ePrice foi reconhecido recentemente com o prêmio INBRASC 2025 na categoria Should Cost/Cost Breakdown.
Diego Lopes apresentou ainda resultados expressivos em competitividade contínua, melhor inteligência de negociação e mitigação de riscos frente ao mercado spot. “A soma entre estratégia, inteligência de suprimentos e tecnologia é o caminho para compras mais eficientes. O ePrice mostra que negociações com gestão comercial ativa geram previsibilidade, economia e decisões seguras, além de um significativo aumento de produtividade das equipes envolvidas na gestão das categorias. O futuro da cadeia agroenergética é colaborativo e digital”, concluiu.
Além das compras de diesel, o ePrice já atende as categorias de Fertilizantes e Lubrificantes e segue em expansão para outras categorias estratégicas, dentre elas os Químicos Industriais (Soda Cáustica, Ácido Sulfúrico, Cal e Enxofre) e os Defensivos Agrícolas (Químicos e Biológicos), demonstrando a escalabilidade da solução e sua capacidade de suportar diferentes operações e grupos, em qualquer segmento industrial e de serviços.
O Seminário
Mais de 1300 profissionais do setor bioenergético participaram do 8º Seminário UDOP de Inovações, incluindo representantes de usinas argentinas além das brasileiras. Na tradição dos eventos organizados pela UDOP, o encontro contribuiu para fortalecer a visão sobre o futuro, competitividade e inovação no setor.
A programação ofereceu mais de 100 horas de conteúdo técnico, distribuídas em 10 trilhas de conhecimento e um painel magno, consolidando o evento como um dos maiores e mais importantes espaços de atualização do setor de bioenergia no país. Segundo os executivos da SCA Brasil Aliança, participar e contribuir com conhecimento aplicado é parte da missão da empresa, sempre buscando gerar valor estratégico para os membros do grupo de compras, acelerando eficiência, inovação e competitividade no campo.