Tecnologia: fator decisivo para a eficiência das compras corporativas

Alexandre Menezio (1º da esq. p/ dir.), fundador e diretor da SCA Brasil Aliança,
durante evento da SAP em parceria com o Café com Comprador

Inovações tecnológicas robustas, modernas e acessíveis têm sido cada vez mais importantes para auxiliar executivos que atuam na área de compras. Estes recursos vêm facilitando o relacionamento entre o setor de compras corporativas e fornecedores, além de proporcionar acesso inteligente e analítico às bases de dados, informações históricas, tendências de demanda e mapas de gastos.

O tema foi explorado por especialistas das áreas de compras, durante evento elaborado pela SAP, uma das principais desenvolvedoras globais de softwares de gestão, em parceria com o Café com Comprador, uma plataforma de mídia colaborativa voltada aos profissionais da cadeia de suprimentos. Em painel intitulado “Desvendando Mitos – o Procurement Acessível e Ágil”, o fundador e diretor da SCA Brasil Aliança, Alexandre Menezio, debateu o assunto juntamente com executivos da Mondelez e do Mercado Livre, Gleydson Pereira e Jéssica Harzer, respectivamente.

“Foi uma troca de experiências muito valiosa, com visões originárias de segmentos distintos, como a indústria de alimentos, o comércio eletrônico e o agronegócio. Foi, igualmente, excelente oportunidade para demonstrar como a tecnologia atualmente disponível trouxe soluções de baixo custo e altíssimo potencial para a melhoria da eficiência dos times de compras. Isso, definitivamente, coloca as empresas em outro patamar de geração de resultados, relacionamento com fornecedores e governança”, explicou Menezio durante os debates moderados pelo CEO do Café com Comprador, Douglas Ferreira.

Realizado no SAP Business Campus, em São Paulo (SP), o evento trouxe o produto Ariba Base Edition, uma novidade tecnológica destinada a todos os tipos e tamanhos de empresas e áreas de compras, em formato e condições comerciais acessíveis. O especialista da SAP, Eduardo Rodrigues, apresentou a nova solução aos participantes do seminário.

Comentando diversos cases de sucesso e ferramentas que otimizam o trabalho daqueles que atuam na área de compras, o atual COO do Café com Comprador, Ruy Magalhães, afirmou: “Não basta falar, queremos usar e testar. Ferramentas baseadas em inteligência artificial já são realidade e estão disponíveis àqueles que desejarem largar na frente”.