SCA Brasil Aliança apresenta resultados parciais da safra 2025-2026 com negociações de R$ 2,5 bilhões em insumos

Foto: Canva

São Paulo, 29 de janeiro de 2026 – A SCA Brasil Aliança, especializada em negociações coletivas de insumos para o setor agroindustrial, anuncia os resultados parciais da safra 2025-2026, marcados por conquistas significativas em eficiência, governança e geração de valor. Com um volume negociado de R$ 2,5 bilhões em insumos essenciais, a empresa registra um crescimento médio anual de 16% desde o início das operações, na safra 2017-2018, consolidando um modelo sustentável e escalável.

Dos insumos negociados, diesel, defensivos agrícolas químicos e biológicos e fertilizantes sólidos e líquidos, respondem por cerca de 80% do total, ficando com participação menor no resultado os lubrificantes automotivos e industriais e químicos industriais, como ácido sulfúrico, soda cáustica, cal e enxofre.

Os principais acordos comerciais firmados ao longo do ano envolvem fornecedores líderes em seus segmentos, como Raízen, Ipiranga, Fertipar, Bayer, Syngenta, FMC, Hinove, Corteva, Iconic e Adama, entre outros. São esforços colaborativos que fortalecem a cadeia de suprimentos e garantem negociações mutuamente benéficas, refletindo o compromisso da SCA Brasil Aliança em otimizar custos e fornecer soluções alinhadas às melhores práticas de concorrência e governança econômica.

Inovação é pilar estratégico

Em parceria com a Level Group e a Evolution, a SCA Brasil Aliança desenvolveu a plataforma ePrice, de gestão comercial e inteligência de suprimentos, que conquistou o Prêmio INBRASC 2025 na categoria “Should Cost – Cost Breakdown” em novembro de 2025. Além disso, em dezembro a empresa lançou o Agriforce Club, uma plataforma de compras de insumos para produtores rurais, em colaboração com o marketplace eBarn.

Atualmente, a SCA Brasil Aliança representa 20 companhias agroindustriais de açúcar e etanol e 15 empresas de outros setores, incluindo produção de cana-de-açúcar, soja, milho, algodão, transportes de carga e siderurgia. Presente em 13 estados brasileiros, os clientes agroindustriais processam cerca de 87 milhões de toneladas de cana por ano – equivalente a 12% da cana-de-açúcar processada no país – em uma área de 1,3 milhão de hectares. Esses indicadores destacam a eficiência, economia e crescimento compartilhado promovidos pela empresa.

“Estamos orgulhosos de nossa trajetória, fundamentada na confiança de clientes, fornecedores e parceiros. Nosso foco em inovação e otimização da cadeia de suprimentos continua a gerar valor real, e estamos empenhados em expandir nossa rede para atrair mais empresas em busca de maior eficiência nas compras e acesso corporativo de alto nível”, afirma Alexandre Menezio, da SCA Brasil Aliança.

Sobre a SCA Brasil Aliança

Fundada em 2017-2018, a SCA Brasil Aliança é uma central de negociações coletivas dedicada ao agronegócio brasileiro, com ênfase em eficiência, governança e inovação. Representando dezenas de empresas em múltiplos setores, a companhia otimiza a aquisição de insumos essenciais, promovendo relacionamento e crescimento econômico sustentável.