Raízen vende 55 usinas de geração distribuída para Thopen e Grupo Gera por R$ 600 milhões

Terminal da Raízen – Foto: Raízen/ Divulgação

Em comunicado ao mercado enviado na manhã desta quinta-feira, 24, a Raízen anunciou uma operação que chama de “evolução do processo de reciclagem de portfólio”. O movimento envolve a venda de 55 usinas de geração distribuída para a Thopen e para o Grupo Gera por R$ 600 milhões.

“A Raízen, avançando na reciclagem do seu portfólio de ativos com foco na otimização da sua estrutura de capital, assinou a venda de 55 usinas de geração distribuída, majoritariamente operacionais, com capacidade nominal instalada agregada de até 142 megawatt-pico (MWp)”, afirma o texto assinado pelo CFO e diretor de relações com investidores Rafael Bergman.

De acordo com o documento, a Thopen deve adquirir 44 ativos, enquanto o Grupo Gera assumirá os outros 11. “A Raízen receberá os valores correspondentes à medida que as usinas forem transferidas da companhia para os compradores, com conclusão prevista até março de 2026”, afirma o comunicado, que ressalta que o valor está sujeito a ajustes.

A sucroenergética complementa que, com a negociação, concluiu a venda de “parcela relevante” de seus projetos de geração distribuída. Além disso, anuncia que deve encerrar sua joint venture com o Grupo Gera.

A Raízen ressalva que a conclusão das transações está sujeita à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e ao cumprimento de condições estabelecidas em contratos.

Fonte: NovaCana