Por Eliana Da Silva
Os produtores chineses de biocombustíveis estão à procura de novos mercados na Ásia para as suas exportações e a produção de outros biocombustíveis, à medida que os fornecimentos ao seu maior comprador, a UE, secam devido às tarifas anti-dumping, disseram autoridades e analistas de biocombustíveis.
A UE imporá direitos antidumping provisórios entre 12,8% e 36,4% sobre o biodiesel chinês a partir de sexta-feira (23 de agosto), afetando mais de 40 empresas, incluindo os principais produtores Zhejiang Jiao, Henan Junheng e Longyan Zhuoyu Group, cujos negócios de exportação dispararam no ano passado. . Valou US$ 2,3 bilhões.
Autoridades de biocombustíveis disseram que alguns grandes produtores estão de olho no mercado de combustíveis navais na China e em Singapura, os principais centros mundiais de combustíveis navais, à medida que procuram compensar a já decrescente exportação de biocombustíveis para a UE.
A investigação levou a um declínio acentuado nas exportações para o bloco a partir de meados de 2023. Dados alfandegários chineses mostram que os volumes caíram 51%, para 567.440 toneladas, nos primeiros seis meses deste ano, em relação ao ano anterior.
Os embarques caíram para pouco mais de 50 mil toneladas em junho, o nível mais baixo desde meados de 2019, segundo dados alfandegários.
No seu auge, as exportações para a UE atingiram um recorde de 1,8 milhões de toneladas em 2023, representando 90% de todas as exportações chinesas de biodiesel naquele ano. Os dados alfandegários chineses mostram que a Holanda foi o maior importador em 2023, respondendo por 84% das remessas de biodiesel da China para a UE, seguida pela Bélgica e Espanha.
Os produtores chineses de biodiesel obtiveram enormes lucros nos últimos anos ao aproveitarem as vantagens da política de energia verde da União Europeia, que fornece subsídios a empresas como Repsol, Shell e Neste que utilizam o biodiesel como combustível de transporte sustentável.
Muitos dos produtores de biodiesel da China são pequenas fábricas privadas que empregam vários trabalhadores para processar óleos usados recolhidos em milhões de restaurantes chineses. Antes do boom nas exportações de biodiesel, fabricavam produtos de baixo valor, como sabão e produtos de couro processados.
No entanto, esse boom durou pouco. A UE lançou uma investigação sobre o biodiesel indonésio em Agosto do ano passado devido a suspeitas de que este estava a contornar as tarifas através da China e da Grã-Bretanha, após uma investigação anti-dumping de 14 meses sobre o biodiesel chinês, que se acredita manter o preço artificialmente baixo e causar perdas ao biodiesel local.
Os comerciantes armazenaram óleo de cozinha usado (OAU) em antecipação às tarifas, fazendo com que os preços da matéria-prima subissem, enquanto os preços do biodiesel caíram devido à diminuição da procura de suprimentos chineses.
“Os elevados preços do OAU, juntamente com a forte procura nos EUA e na Europa e a queda contínua dos preços dos produtos, estão a dificultar a sobrevivência das empresas”, disse Gary Shan, diretor de marketing da Henan Junheng.
Shan disse que os preços do óleo vegetal hidrotratado, ou HVO, um dos principais tipos de biodiesel, caíram pela metade em relação à média do ano passado, para US$ 1.200 a US$ 1.300 por tonelada métrica atualmente, e caíram de um pico de US$ 3.000 em 2022.
Devido aos preços baixos, as fábricas de biodiesel reduziram as suas operações para uma média inferior a 20 por cento da capacidade actual em Julho, um nível mais baixo de sempre, de acordo com as empresas de consultoria chinesas Sublime China Information e JLC. Isto está abaixo do máximo de 50 por cento observado no início de 2023.
Entretanto, o declínio das vendas de biodiesel está a impulsionar as exportações de OAU da China, que os analistas prevêem que poderão atingir um novo máximo este ano. As exportações de OAU no primeiro semestre de 2024 aumentaram dois terços em termos anuais, para 1,41 milhões de toneladas, sendo os Estados Unidos, Singapura e os Países Baixos os principais destinos.
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Embora muitas fábricas mais pequenas sejam suscetíveis de encerrar a produção indefinidamente, os grandes produtores, como Zhejiang Jiao, Liaoqing Enviro Group e Longyan Zhuoyu, estão à procura de novos mercados no mercado doméstico de combustíveis navais e em centros importantes como Singapura, de acordo com responsáveis dos biocombustíveis. biocombustíveis estão sendo usados para mistura de combustível em navios.
Um dos produtores, Longyan Zhuoyu, concordou com a COSCO Shipping em janeiro para usar mais biodiesel no combustível naval.
Autoridades disseram que as empresas também acelerarão o planejamento e a construção de usinas sustentáveis de combustível de aviação (SAF). Espera-se que a China anuncie o mandato do SAF antes do final de 2024.
As autoridades disseram que também procuram novos clientes de biodiesel fora da UE, na Austrália, no Japão, na Coreia do Sul e no Sudeste Asiático, onde existem fortes encomendas locais do combustível alternativo.
Fonte: AGENBRILINK