
Em uma conversa telefônica recente, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e Claudia Sheinbaum (México) concordaram em aprofundar a parceria econômica entre os dois países. Durante o diálogo, a líder mexicana solicitou o apoio do Brasil para obter cooperação na área de produção de etanol, um setor em que o Brasil é referência mundial.
Claudia Sheinbaum também manifestou interesse em receber informações detalhadas do Brasil sobre a implementação de programas sociais eficazes no combate à fome e à pobreza, visando adaptar modelos bem-sucedidos em seu país.
De acordo com o governo federal brasileiro, Lula informou à presidente mexicana sobre seus recentes compromissos na Indonésia e na Malásia e destacou o grande potencial para a cooperação e integração entre a América Latina e o Sudeste Asiático. A presidente mexicana informou ainda que designou a ministra Alicia Barcenas (do Meio Ambiente e Recursos Naturais) para representar o México na COP30, que ocorrerá em Belém (PA). “Os dois presidentes celebraram o bom momento da relação Brasil-México e concordaram em reunir-se tão logo seja possível”, divulgou o governo em nota.
Por Ricardo Stuckert/PR
Fonte: Novojornal