
Os preços do petróleo permaneceram praticamente estáveis nas negociações asiáticas desta segunda-feira após ganhos semanais, sustentados pela estagnação das negociações de paz entre EUA e Rússia sobre a Ucrânia e pelas fortes expectativas de que o Federal Reserve cortará as taxas de juros ainda esta semana.
Às 02:58, o Brent futuro com vencimento em fevereiro subiu 0,1% para US$ 63,80 por barril, enquanto os futuros do West Texas Intermediate (WTI) também avançaram 0,1% para US$ 60,14 por barril.
O contrato do WTI saltou mais de 2% na semana passada, enquanto o Brent futuro ganhou 1%.
Impasse nas negociações de paz mantém preocupações com oferta
A última rodada de mediação envolvendo representantes dos EUA não produziu avanços entre Rússia e Ucrânia. As negociações permanecem paralisadas principalmente devido a disputas sobre garantias de segurança para Kiev e o status não resolvido de territórios atualmente sob ocupação russa.
O impasse diplomático continua a injetar um prêmio de risco nos mercados de petróleo, já que os investidores temem que a incerteza prolongada possa estender as interrupções nas exportações de petróleo russo, ou pelo menos impedir o rápido levantamento das sanções.
Os ganhos também foram impulsionados após ataques de drones ucranianos danificarem uma boia de carregamento importante no terminal do Consórcio de Oleodutos do Cáspio (CPC) em Novorossiysk, forçando uma suspensão temporária de algumas operações de carregamento de petróleo.
Fonte: Investing.com