Pietro Mendes, secretário do MME, é indicado para comando da ANP

Pietro Mendes — Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou Pietro Mendes, atual secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, para liderar a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis). A nomeação precisa de aprovação do Senado e resultará em mudanças no conselho da Petrobras, já que membros de órgãos reguladores não podem participar.

Essa indicação fortalece a influência do ministro Alexandre Silveira no setor, que já possui aliados na Petrobras e na PPSA (Pré-sal Petróleo SA). Silveira tem criticado a autonomia das agências reguladoras e propôs a modernização da relação entre elas e o governo.

A ANP é responsável por regular e fiscalizar os setores de petróleo e gás, enfrentando o desafio de regulamentar o novo mercado de gás natural para aumentar a competição e reduzir preços. Mendes, funcionário de carreira da ANP, tem um histórico de apoio ao agronegócio e contribuiu para a criação de leis voltadas à descarbonização de combustíveis. Embora sua nomeação tenha enfrentado questionamentos legais sobre conflitos de interesse, a liminar foi revertida e sua escolha deve ser oficializada em breve, substituindo Rodolfo Saboia, indicado por Bolsonaro, cujo mandato termina em dezembro.

Íntegra da matéria: Folha de S.Paulo (para assinantes)