Petróleo sobe com tensão na Venezuela e reafirmação do plano de produção da Opep+

Venezuela oferece petróleo, minerais e concessões aos Estados Unidos para evitar confronto armado e negociar alívio diplomático com Washington – Imagem Ilustrativa/Click Petróleo e Gás

O petróleo opera em alta nesta segunda-feira, depois de a Opep+ confirmar que seguirá com o plano de produção no primeiro trimestre do próximo ano. A decisão reforça a estratégia do grupo de monitorar a oferta em meio à volatilidade global.

No início da manhã, às 4h59 (de Brasília), o WTI para janeiro avançava 2%, negociado a US$ 59,77 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex). O Brent para fevereiro subia 1,94%, para US$ 63,60 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE).

Tensão entre EUA e Venezuela adiciona risco ao mercado de petróleo

A escalada recente envolvendo Estados Unidos e Venezuela também ficou no radar. A declaração do presidente americano, Donald Trump, ao afirmar que o espaço aéreo venezuelano deveria ser tratado como “totalmente fechado”, gerou novas incertezas.

Mesmo após informações de que Trump conversou com Nicolás Maduro, o clima permanece instável. A Venezuela pediu apoio à Opep+ para responder ao que classificou como agressão do governo americano.

Fonte: Times Brasil