Preço do petróleo recua após retomada de embarques russos

Foto: ArtPhoto_studio freepik

Os preços do petróleo caíram nesta segunda-feira, devolvendo parte dos ganhos da semana passada, após o porto russo de Novorossiysk retomar os carregamentos de petróleo bruto, aliviando preocupações imediatas com a oferta.

Às 10h35 (horário de Brasília), o Brent com vencimento em janeiro recuava 0,7%, a US$ 63,97, e o WTI caía 0,7%, a US$ 59,52. Na sexta-feira, ambos haviam subido mais de 2% após ataques ucranianos a Novorossiysk e ao terminal do Consórcio de Oleodutos do Cáspio, que interromperam cerca de 2% da oferta global.

O mercado segue cauteloso diante de novos ataques a refinarias russas — Ryazan e Novokuibyshevsk — e do endurecimento das sanções dos EUA, que impedem negociações com Lukoil e Rosneft a partir de 21 de novembro, gerando dúvidas sobre volumes de petróleo retidos.

Analistas do ING ressaltam que, embora o mercado global deva permanecer em superávit até 2026, os riscos de fornecimento aumentam, com ataques de drones à infraestrutura russa e tensões no Golfo de Omã e no Estreito de Hormuz, por onde circulam cerca de 20 milhões de barris por dia.

Dados do ICE mostram que especuladores elevaram posições líquidas compradas no Brent em 12.636 lotes na última semana, atingindo 164.867 lotes, principalmente para cobertura de posições vendidas diante da incerteza geopolítica e sobre sanções.

Fonte: Investing