Oferta de milho em jogo

Foto: Wenderson Araújo/CNA

A região conhecida como “Matopiba”, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, está no mapa das novas usinas de etanol de milho do Brasil, mas enfrenta um problema crítico: a necessidade de garantir milho suficiente para abastecer as fábricas. Ao contrário de Mato Grosso, onde o clima favorece a segunda safra de milho no inverno, Matopiba tem condições menos favoráveis à segunda safra, exigindo apoio direto no cultivo de verão.

Analistas do Itaú BBA, segundo a reportagem do portal Globo Rural, recomendam contratos de fornecimento de longo prazo com produtores ou a introdução do sorgo na segunda safra — cultura mais resistente ao inverno da região e potencial substituta do milho nas usinas.

Projetos em Matopiba só são viáveis, segundo estudos do banco, quando preveem financiamento ao cultivo do cereal; a simples antecipação de compras e estocagem gera custos financeiros consideráveis. A menor oferta de milho na região, em comparação ao Centro‑Oeste, ´w considerada “barreira de entrada” para novos investidores.

Íntegra da matéria: Globo Rural