A indústria da aviação está avançando em direção à meta de zerar suas emissões de gases até 2050, sendo que atualmente o tráfego aéreo representa aproximadamente 3% das emissões globais de CO2. Para isso, há um foco em desenvolver o Sustainable Aviation Fuel (SAF), que pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 80% em comparação ao querosene convencional.
Matéria do Valor Econômico ressalta que o Brasil possui uma vantagem estratégica na produção de SAF graças à sua diversidade de matérias-primas, como cana-de-açúcar e biomassa. Especialistas destacam a importância de avançar em definições legais e regulatórias para concretizar esse potencial.
A Raízen, por exemplo, está avaliando a produção de SAF a partir do etanol de cana-de-açúcar, enquanto a Petrobras planeja investir em unidades para produzir SAF e diesel verde. A demanda global por SAF deve crescer significativamente nos próximos anos, e o Brasil pode se posicionar como um grande fornecedor, desde que vença os desafios de escalabilidade e infraestrutura.
Íntegra da matéria: Valor Econômico (para assinantes)