O jornal Folha de S.Paulo trouxe reportagem sobre a Lide Brazil Conference London, uma iniciativa do jornal em conjunto com o portal UOL e Grupo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), realizada nesta terça-feira (29/10), em Londres.
Apesar dos desafios do desmatamento ilegal, a agricultura brasileira é vista como um modelo de desenvolvimento sustentável, conforme discutido na conferência. A matriz energética renovável do Brasil está ligada à agricultura, com uma parte significativa da produção de soja e milho convertida em biodiesel e etanol, respectivamente.
Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, destacou que o Brasil desenvolveu tecnologias sustentáveis que aumentam a produtividade sem desmatar novas áreas, um modelo que pode ser replicado em outros países tropicais. O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, enfatizou a distinção entre desmatamento ilegal e práticas permitidas pelo Código Florestal, e manifestou apoio à criação de uma autoridade climática, embora sem negociações concretas até o momento.
Os senadores e especialistas presentes falaram sobre a importância de mostrar o potencial do Brasil em bioenergia e a necessidade de uma industrialização verde, além de atrair o setor privado. Governadores de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso mencionaram esforços em infraestrutura e políticas públicas que valorizam ativos ambientais.
Desafios como a falta de armazenamento e um seguro agrícola robusto foram destacados, enquanto empresas como a Suzano manifestaram seu interesse em desenvolver práticas sustentáveis alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A conferência enfatizou a importância de uma abordagem colaborativa entre os setores público e privado para enfrentar os desafios da transição energética e promover um futuro mais sustentável.
Íntegra da matéria: Folha de S.Paulo (para assinantes)