Jalles Machado firma parceria com Albioma para investir em biometano

Usina da Jalles Machado em Goianésia — Foto: Wenderson Araujo/CNA


Por Camila Souza Ramos

A Jalles Machado assinou com a Albioma um compromisso de investimentos para viabilizar a produção de biometano a partir da planta de biogás que as duas sócias já têm e que é anexa à usina de cana-de-açúcar Otávio Lage (UOL), em Goianésia (GO). A companhia não informou o valor do investimento projetado.

A decisão pelo projeto vai depender ainda de obtenção de financiamento via alguma linha incentivada do BNDES ou outro crédito equivalente, além da assinatura de contrato de venda de biometano. As sócias preveem que o projeto entre em operação a partir de 2026.

A Jalles também citou que o empreendimento depende de “aspectos regulatórios”, sem especificar quais. Se o investimento for confirmado, a planta a ser construída deverá ter produção de até 10 milhões metros cúbicos (Nm3) por ano.

O negócio deverá ter o mesmo perfil acionário da planta de biogás: 49% da Jalles e 51% da Albioma. O contrato assinado entre as duas sócias prevê parceria até 31 de dezembro de 2046. A produção de biometano pela joint venture entre as duas companhias poderá ser comprada pela Jalles Machado para que o produto substitua em parte o uso de diesel em suas operações, como em motobombas de irrigação e caminhões.

Fonte: Globo Rural