UDOP – O executivo Jacyr Costa Filho, presidente do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Fiesp e sócio-diretor da AgroAdvice receberá no próximo dia 5 de novembro, durante o 7º Seminário UDOP de Inovações, o Prêmio CanaSauro Rex – Safra 2024, em reconhecimento à sua destacada atuação, por décadas, ao desenvolvimento do setor sucroenergético. A categoria de CanaSauro Rex é a maior honraria do Prêmio CanaSauro que neste ano homenageará 30 profissionais em seis categorias distintas.
A indicação para CanaSauro Rex – 2024 foi realizada por um seleto grupo de executivos e diretores, sendo 5 Ex-CanaSauros Rex, 1 Ex-BabyCanaSauro Rex, 18 diretores e conselheiros da UDOP, 5 membros do Comitê Gestor da UDOP e um representante da Confraria do Agro.
“Receber a nomeação como CanaSauro Rex é uma honra imensurável, pois tenho uma vida dedicada ao setor sucroenergético, que sempre me fascinou. Este prêmio simboliza não só o meu esforço pessoal, mas também a colaboração de todas as equipes com as quais tive o privilégio de trabalhar. Sinto-me profundamente grato à UDOP por essa distinção e motivado a continuar contribuindo para o desenvolvimento do setor”, destacou Jacyr Costa Filho.
Com sua nomeação e distinção ao Prêmio CanaSauro, o presidente do Cosag passa a compor um seleto time de CanaSauros Rex, como o ex-Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues (2008); o executivo Pedro Mizutani (2010); o presidente da Consultoria Datagro, Plínio Nastari (2011); além dos empresários Toninho Toniello (2012) e Maurílio Biagi Filho (2023). O já falecido Dr. Cícero Junqueira Franco, considerado um dos pais do PróAlcool, recebeu a honraria de CanaSauro Rex no ano de 2009. A influenciadora Aretuza Negri recebeu em 2023 o título de Baby CanaSauro Rex.
“É uma verdadeira honra estar ao lado de nomes que admiro, com os quais, muitos deles, tive o prazer de trabalhar e conviver. O setor bioenergético enfrenta desafios críticos, como a necessidade de conciliar crescimento sustentável com inovação tecnológica. A descarbonização e o crescimento de produtividade são algumas das questões que já estão sendo endereçadas, mas que precisam de contínuo investimento – e principalmente previsibilidade por parte das políticas públicas, pois muitas delas vão demandar capital intensivo com elevados investimentos. Também é vital que o setor continue atraindo jovens talentos e investindo em pesquisa e desenvolvimento para manter sua competitividade em um mercado global cada vez mais exigente”, destacou Jacyr Costa Filho.
Entrega dos Troféus
A outorga dos troféus do Prêmio CanaSauro – Safra 2024 ocorrerá durante o Painel Magno do 7º Seminário UDOP de Inovações, na tarde do dia 5 de novembro, no anfiteatro da UNIP – Universidade Paulista em Araçatuba/SP.
Cinco profissionais serão reconhecidos em cada uma das seguintes categorias de CanaSauros: Agronômica; Diretoria; Entidades/Governamental; Financeiro/Comercial; Industrial e Pesquisadores/Professores.
Nos próximos dias a UDOP informará oficialmente a lista dos 30 homenageados ao Prêmio CanaSauro – Safra 2024. A avaliação dos candidatos obedeceu ao critério de meritocracia, valorizando o talento e o impacto real no setor.
A premiação possui o apoio exclusivo da Koppert, que desde o ano passado é apoiadora da premiação. Na noite do dia 5 de novembro, a empresa oferecerá um jantar de confraternização onde promoverá o networking entre os participantes e homenageados.
Jacyr Costa Filho destaca a importância da escolha e nomeação de todos os profissionais que serão destacados nas diferentes categorias. “Para todos os profissionais que serão homenageados, eu diria que este prêmio reconhece sua dedicação e paixão pelo setor. Que ele sirva como mais um estímulo para continuar inovando e superando desafios – que, sabemos, não são poucos! O caminho à frente ainda reserva muitas oportunidades, e é por meio do nosso trabalho conjunto que continuaremos moldando o futuro do setor bioenergético, tendo o Brasil como um dos seus maiores protagonistas”.
Conheça o CanaSauro Rex – 2024
Sou engenheiro civil de formação, e comecei minha carreira como estagiário do Grupo Gomes de Almeida Fernandes (atual Trilux). Embora tenha crescido no mundo ligado à agricultura, foi por meio da construção civil que o setor sucroenergético surgiu na sua vida! Em meados dos anos 80, quando já ocupava o cargo de gerente na Gomes de Almeida Fernandes, recebi a missão de participar da construção da usina Cruz Alta, da Guarani, na cidade de Olímpia.
Em 1986, assumi a área comercial da empresa. 12 anos depois, deixei a Guarani para assumir posição semelhante na Companhia Energética Santa Elisa (atual Biosev). Em seguida, passei por duas empresas no segmento de comercialização do etanol: Brasil Álcool e SCA Brasil.
Em 2006, fui convidado por Alexis Duval para ingressar no Grupo Tereos, o primeiro grupo estrangeiro a investir no setor sucroenergético do País, e voltar à Guarani, primeiro como Diretor Operacional e logo em seguida como Diretor Presidente. Desde 2012, fui membro do Comitê Executivo da Tereos, com a responsabilidade pelas atividades de cana-de-açúcar e amidos no Brasil, onde permaneci até 2021.
Decidi montar minha consultoria, a AgroAdvice, onde atuo como conselheiro de empresas ligadas ao setor, além de continuar contribuindo como presidente do Cosag-Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp, entidade na qual, desde 2022, venho atuando como Diretor Financeiro eleito. Eu também coordeno o Comitê de Agroenergia da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, e sou conselheiro no Conselho de Agronegócio da ACSP – Associação Comercial de São Paulo e da CNI – Confederação Nacional da Indústria. Além de membro do Conselho Consultivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Garanta sua vaga
O 7º Seminário UDOP de Inovações está com inscrições abertas, clique aqui e garanta sua vaga. Serão oferecidas 20 inscrições isentas para associadas da UDOP. As empresas apoiadoras culturais fornecerão credenciais aos clientes, enquanto as entidades contarão com descontos personalizados. As vagas são limitadas.
A participação garante acesso às trilhas de aprendizado, ao painel principal, à Premiação CanaSauro – Safra 2024, a coffee breaks, ao material de apoio para download e a um certificado on-line. Trata-se de uma oportunidade única para profissionais de usinas, destilarias, acadêmicos, pesquisadores, fornecedores de cana-de-açúcar, executivos, cientistas e empresas de tecnologia e serviços.
Serviço
7º Seminário UDOP de Inovações
Data: Terça e quarta-feira, 5 e 6 de novembro
Local: Campus da UNIP de Araçatuba (SP)
Inscrições: Clique aqui
Programação: Clique aqui
Informação: Clique aqui
Por Rogerio Mian
Fonte: UDOP