Há um movimento intenso nos investimentos da indústria automotiva no Brasil. O anúncio da HPE Automotores, representante da Mitsubishi Motors no Brasil, de um programa de R$ 4 bilhões na fábrica de Catalão (GO) até 2032, soma R$ 110,85 bilhões do setor, referentes a investimentos das montadoras de carros e comerciais leves para um período que vai de 2021 a 2032.
A reportagem do jornal Valor Econômico informa que esse aporte tem a finalidade de adequar a fábrica para o início de produção de novos veículos e também para o desenvolvimento de tecnologias, incluindo versões híbridas flex, que poderão ser abastecidas com etanol. Hoje, a fábrica de Catalão produz dois modelos: a picape Mitsubishi L200 Triton e o SUV Eclipse Cross. A unidade tem cerca de 2 mil trabalhadores. A empresa não revelou planos de novas contratações. A HPE foi criada em 1991 para comercializar as marcas Mitsubishi e Suzuki.
Além dos aportes de grandes empresas do setor, como a Stellantis, que anunciou R$ 30 bilhões, recentemente, a BYD elevou o volume anunciado para instalar uma fábrica no país, de R$ 3 bilhões para R$ 5 bilhões. Para acompanhar o ritmo das montadoras, a indústria de autopeças também se prepara para investir. A expectativa é de um aumento do índice de nacionalização dos veículos, o que significa mais encomendas de componentes fabricados no Brasil. Outra reportagem do mesmo jornal publicada na última sexta-feira destaca que o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes (Sindipeças) se prepara para revisar projeções de investimentos do setor este ano. A previsão inicial era de crescimento de 2%.
Avaliação preliminar mostra agora que, com os recentes anúncios das montadoras, o aumento poderá chegar a 5%, o equivalente a R$ 6,1 bilhões apenas em 2024.
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