
“O mundo todo está eletrificando seus carros e só o Brasil insiste no etanol. Logo, seremos o museu dos motores a combustão…”. Agora surge um alento: não somos mais o único país a pôr suas fichas nos biocombustíveis. Nitin Gadkari, ministro dos Transportes Rodoviários da Índia, afirmou esta semana que aposta no álcool como a principal solução para o futuro da frota automotiva.
A declaração foi feita na comemoração do World Biofuel Day (10 de agosto, o Dia Internacional do Biocombustível). Em um evento na cidade de Pune, importante centro industrial e educacional da Índia, o ministro Gadkari revelou ter metas ambiciosas.
A Índia tradicionalmente usava gasolina E10 (com adição de 10% de etanol de cana-de-açúcar). Nos últimos cinco anos, porém, a quantidade de álcool passou a 20% da composição — e, desde abril de 2025, todos os carros fabricados no país já saem com componentes preparados para usar E20.
Agora, o governo indiano já fala em adotar o E27 ou o E30, como no Brasil, para reduzir as importações de petróleo bruto, economizar divisas, criar “empregos verdes” e cumprir os compromissos climáticos da Índia. É também uma forma de empoderar os Annadatas (agricultores), transformando-os em Urjadatas (produtores de energia).
Fonte: Jornal Impresso Brasil