O Projeto de Lei (PL) que prevê isenção de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos híbridos e movidos a hidrogênio tem a assinatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e deve ser colocado em pauta na Assembleia Legislativa (Alesp) em breve. O PL havia sido encaminhado à casa em outubro do ano passado. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Na proposta de Tarcísio, ficam isentos de IPVA os veículos movidos somente a hidrogênio ou os híbridos com motor elétrico e motor a combustão que utilize etanol, exclusivamente ou de forma alternativa, e que custem até R$ 250 mil –preço que será atualizado anualmente pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
A medida, enviada à Assembleia em 2023, valeria para os anos de 2024 e 2025. No entanto, como terminou o último ano sem aprovação, o cronograma do projeto foi atualizado por uma emenda, segundo a Secretaria de Fazenda e Planejamento. A isenção vai valer, portanto, para 2025 e 2026, diz a pasta. Depois, a alíquota será de 1% em 2027, 2% em 2028, 3% em 2029 e 4% (alíquota cheia) a partir de 2030. Os carros híbridos flex estão no centro dos investimentos anunciados pelas montadoras nos últimos meses. A soma dos valores já ultrapassa R$ 130 bilhões até 2032.
Íntegra da matéria: Folha de S.Paulo (para assinantes)