Gigante dos postos de combustível, Texaco finalmente voltará ao Brasil

Por Pedro Reis

Após mais de uma década fora do mercado nacional, a marca Texaco está pronta para fazer seu retorno ao Brasil. Esse retorno será possível graças a um acordo de licenciamento entre a rede Ipiranga e a petroleira americana Chevron, detentora da marca Texaco.

A Ipiranga será licenciada para comercializar e vender combustíveis Texaco com a tecnologia Techron no Brasil. Além disso, a rede Ipiranga também operará as lojas de conveniência sob a marca Star Mart da Chevron. Entretanto, detalhes como investimento, número de postos a serem abertos e suas localizações ainda não foram divulgados.

A Texaco deixou o Brasil em 2008, após ser adquirida pela Ultrapar Participações, proprietária da Ipiranga, por R$1,16 bilhão, valor que atualmente equivaleria a R$2,8 bilhões. O licenciamento da marca durou até 2013, quando os postos Texaco foram substituídos pela marca Ipiranga.

A Chevron e a Ipiranga já possuem uma parceria na Iconic, uma joint venture que fabrica óleos lubrificantes, fluidos e graxas. A Iconic detém a terceira maior participação no mercado de lubrificantes no Brasil, com 14,27% de market share.

Os combustíveis Texaco vendidos no Brasil terão a tecnologia Techron, um aditivo com propriedades detergentes que ajudam a manter limpas as peças-chave do motor.

A reintrodução da Texaco no mercado brasileiro pode aumentar a concorrência e a oferta de derivados, influenciando a precificação dos produtos. A Ipiranga, que é a segunda maior empresa de combustíveis líquidos no Brasil, com 16,99% de market share, pode ganhar ainda mais mercado dependendo da estratégia de reinserção da Texaco. A rede Ipiranga possui mais de 5.800 postos, com maior presença no Sul e no Sudeste do país.

No Brasil, a Chevron também está envolvida na exploração de blocos nas bacias de Campos, Santos e Pelotas, além de operar a produtora de aditivos e petroquímicos Chevron Oronite em Mauá, São Paulo.

Fonte: Coluna Financeira