FMC avalia venda para sair da crise; ações recuam 20%

Imagem: FMC/Divulgação

As ações da FMC caíram quase 20% nesta quinta-feira (5), em Nova York, com a notícia de que a empresa pode ser vendida. Pesou ainda a divulgação de mais um balanço negativo e perspectivas desanimadoras para 2026. Esta combinação evou o conselho de administração a procurar opções estratégicas para sair da crise, incluindo a venda, diz nota do “The AgriBiz”.

A companhia contratou consultores jurídicos e financeiros para ajudá-la numa revisão estratégica, o que poderia incluir a venda do negócio. Com a venda dos ativos na Índia e acordos de licenciamento em curso, a FMC espera levantar US$ 1 bilhão para reduzir suas dívidas e fortalecer o seu balanço patrimonial.

A empresa norte-americana também definiu como prioridade trabalhar para reduzir os custos de produção de seus principais produtos pós-patente para que eles possam ganhar competitividade em relação aos genéricos. No ano passado, quase metade das vendas de produtos pós-patente foram fabricados em instalações de alto custo, segundo o CEO. O objetivo é cortar esses custos em pelo menos 35% até 2027.

Fonte: The AgriBiz