
O mercado global de fertilizantes pode ser impactado pelo fechamento parcial do Estreito de Ormuz, anunciado pelo Irã para esta terça-feira (17), diz nota da “CNN”. Segundo a mídia iraniana, a medida ocorre por razões de segurança relacionadas a exercícios navais conduzidos pela Guarda Revolucionária Islâmica na região. Eventuais efeitos sobre o transporte de fertilizantes nitrogenados, insumo estratégico para a agricultura, devem se tornar relevantes caso a situação se prolongue.
Além de ser uma das principais rotas globais para o transporte de petróleo e gás natural, com cerca de 20% do consumo mundial passando pela via, o estreito também é estratégico para o escoamento de insumos industriais, incluindo fertilizantes nitrogenados. Eventuais restrições à navegação podem afetar a logística de exportações e a formação de preços, caso a situação se prolongue.
O Irã está entre os maiores produtores mundiais de ureia, matéria-prima essencial na fabricação de fertilizantes utilizados em culturas como milho, trigo, cana-de-açúcar, café e hortaliças. A ureia também tem aplicação na indústria química e na alimentação animal.
Fonte: CNN