Fabricantes de motos elétricas apostam no mercado delivery

Scooter elétrico Horwin SK1 é uma das motos chinesas que estão chegando
ao Brasil – Foto: Divulgação

Entre janeiro e setembro, apenas 5.260 das 1,41 milhão de motos emplacadas no Brasil são elétricas, refletindo uma queda de 19% no segmento, ao contrário do crescimento observado em carros elétricos. Para impulsionar o mercado, a EcoPower se uniu à chinesa Horwin para montar motocicletas elétricas em Barretos, com investimento de R$ 150 milhões e 350 pontos de venda planejados até 2025. A reportagem é do jornal Folha de S.Paulo.

O foco é atender o setor de delivery, que demanda motos de maior desempenho, com preços variando de R$ 20 mil a R$ 40 mil, superiores aos modelos a combustão, como a Honda CG 160. Uma alternativa viável é o sistema de locação, já utilizado por entregadores como Doralice Santos, que aluga uma moto elétrica na plataforma Vammo por R$ 299 semanais.

A Vammo pretende expandir sua frota de mil motos elétricas em São Paulo para 10 mil até 2025, oferecendo 150 estações de troca de baterias. Embora o sistema de troca seja rápido e prático, a empresa não permite recargas em casa.

A EcoPower também busca parcerias para a manutenção das motos e oferece recarga via energia solar. Enquanto isso, a Voltz, que já enfrentou dificuldades, tenta recuperar sua posição no mercado e planeja retomar suas operações com apoio do iFood e 99, que visam eletrificar suas frotas com 10 mil motos elétricas até 2025.

Íntegra da matéria: Folha de S.Paulo (para assinantes)