
O avanço do mandato E15 nos Estados Unidos poderia elevar de forma significativa o consumo de etanol no país, calcula o CEO da Orplana, José Guilherme Nogueira. Ele afirma que, se todos os Estados adotassem a mistura obrigatória mínima de 15% de etanol na gasolina, a demanda anual aumentaria entre 10 bilhões e 12 bilhões de litros. Hoje, a taxa média de mistura americana é de 10,38%, e o E15 só é praticado em parte do território.
As estimativas foram apresentadas por Nogueira durante evento da CNA na AgriZone, na COP30. Segundo ele, o maior uso do biocombustível reduziria excedentes e reforçaria a transição energética. Os EUA consomem cerca de 54 bilhões de litros por ano e respondem por metade do consumo global de gasolina.
O executivo destacou ainda que políticas públicas semelhantes são adotadas pelo Brasil, que opera com mistura de 30%, e poderiam ser ampliadas em outros países produtores. Citou a Colômbia, que inicia a produção de veículos flex, e a Austrália, que não possui essa tecnologia. “Há mercados com potencial para ampliar o uso de etanol, mas ainda distantes do que poderiam atingir”, disse.
Fonte: UOL