
Por Delcy Mac Cruz
Os Estados Unidos importaram 1,6 milhão de galões de etanol combustível em março, “proveniente principalmente do Brasil”, destaca, em nota, a Associação de Combustíveis Renováveis (RFA, na sigla em inglês). Cada galão equivale a 3,7 litros e, assim, a aquisição de 1,6 milhão de galões representa 5,9 milhões de litros.
Importações de etanol pelos EUA avançam 19%
Segundo a RFA, as importações do biocombustível pelos EUA, acumuladas no primeiro trimestre de 2025, totalizaram 3,33 milhões de galões. O montante é 19% acima do primeiro trimestre de 2024.
Exportações de etanol pelos EUA também crescem
Por sua vez, as vendas do combustível pelos EUA também crescem. Em março, por exemplo, as exportações de etanol pelas usinas americanas subiram 41% para 195,8 milhões de galões. Conforme a RFA, essa alta de vendas reflete “melhorias generalizadas na maioria dos principais mercados.”
Onze mercados respondem por 98% do total das exportações de etanol em março. O Brasil está entre esses clientes, mas adquiriu 7 milhões de galões, enquanto a Colômbia comprou 10,7 milhões de galões e as Filipinas adquiram 10,8 milhões de galões.
Enfim, segundo a RFA, as exportações de etanol dos EUA no primeiro trimestre atingiram 532,6 milhões de galões, um aumento robusto de 19% em relação ao mesmo período do ano passado. Clique aqui para ler o conteúdo da RFA no original
Fonte: Jornal Cana