Conflitos internacionais e sanções mantêm mercado de petróleo volátil

Plataforma de petróleo – Foto: Helmut Otto/Agência Petrobras

Os preços do petróleo encerraram a segunda-feira (17) em leve baixa, impactados por tensões geopolíticas envolvendo Ucrânia, Rússia e Venezuela. O WTI com vencimento em dezembro caiu 0,3%, a US$ 59,91 por barril, enquanto o Brent para janeiro recuou 0,3%, a US$ 64,20, segundo a Reuters.

O mercado apresentou volatilidade ao longo do dia, após declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, que podem indicar uma aproximação diplomática com Nicolás Maduro, da Venezuela. Na Europa, o porto russo de Novorossiysk retomou o carregamento de petróleo após ataques ucranianos contra uma refinaria no fim de semana.

Analistas do UBS alertam que a combinação de sanções e ofensivas militares tende a reduzir a produção e as exportações russas nos próximos meses. O BOK Financial prevê que os preços do petróleo continuem instáveis devido à persistente tensão geopolítica.

No Oriente Médio, o Irã apreendeu um petroleiro das Ilhas Marshall carregado com carga considerada ilegal. No âmbito corporativo, a Chevron estuda a aquisição de ativos da Lukoil, afetada por sanções, enquanto o Iraque negocia com os EUA uma extensão de seis meses para a venda de seus ativos da companhia russa.

Fonte: InfoMoney