O Instituto Combustível Legal (ICL), apoiado pela Petrobras e pelas distribuidoras Vibra, Raízen e Ipiranga, está ampliando sua lista de associados, incluindo a Ultracargo e as cinco maiores fabricantes de lubrificantes do Brasil: Iconic, Lubrax, Moove, Petronas e Shell. Segundo matéria do Estadão, o presidente do ICL, Emerson Kapaz, mencionou negociações com o grupo Argenta e a fabricante de etanol Inpasa para adesão em breve.
O objetivo do ICL é diversificar suas áreas de atuação e aumentar sua representatividade, especialmente no combate a fraudes e na formulação de soluções regulatórias. A chegada da Ultracargo proporcionará informações valiosas sobre logística de combustíveis, facilitando a detecção de fraudes e atraindo outras grandes empresas do setor.
Recentemente, o ICL tem denunciado esquemas de sonegação e regimes tributários que favorecem a ilegalidade, além de apoiar projetos de lei relacionados a devedores contumazes e reformas no programa Renovabio. O instituto conta com quatro mantenedores, que têm maior poder de decisão, enquanto as demais empresas associadas podem participar das discussões, mas sem voto.
Íntegra da matéria: Estadão (para assinantes)