As vendas de carros elétricos enfrentam desafios globais, incluindo a falta de infraestrutura de carregamento, altos preços e o fim de subsídios, resultando em queda nas vendas em nove dos 10 principais mercados, exceto no Brasil. O país registrou um crescimento impressionante de 492,8% nas vendas de veículos 100% elétricos até setembro, embora ainda representem apenas 3,2% do total de automóveis vendidos, com 45,7 mil unidades. A reportagem é do jornal Estadão.
Enquanto isso, as vendas de híbridos e híbridos plug-in se mostraram mais resilientes, com um aumento de 29% no Brasil, onde marcas chinesas estão oferecendo modelos competitivos. A transição para frotas totalmente elétricas pode ser mais lenta do que o esperado, levando países a reconsiderar suas estratégias e adotar mais híbridos.
Na China, as vendas de elétricos cresceram 14,2%, enquanto nos EUA, o crescimento foi de 17,9%. Os analistas indicam que a migração para híbridos se deve à incerteza em relação à infraestrutura de recarga e à suspensão de incentivos governamentais. No Brasil, a expectativa é de um aumento significativo de híbridos flex nos próximos anos, com novos lançamentos programados. Apesar da desaceleração dos elétricos, a venda de veículos eletrificados globalmente cresceu 21,9%, representando 35% do total de veículos vendidos.
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