Carro elétrico no Brasil pode ser um “mico” no mercado automobilístico

Carregamento de carro elétrico — Foto: Bloomberg

CANA ONLINE – Durante o debate on-line: A Evolução do Mercado Bioenergético – A Cana e seus vários produtos – Luiz Gustavo Junqueira Figueiredo, diretor Comercial da Usina Alta Mogiana, falou que, em sua visão, no Brasil, o carro elétrico não terá sucesso e não passará de 2% do mercado.

Luiz Gustavo citou alguns argumentos como base para o seu ponto de vista, como:

  • O alto investimento do veículo.
  • Os carros elétricos, especialmente os de entrada, em sua grande maioria, ainda têm autonomia de rodagem inferior às dos modelos com motores térmico carro que pode rodar com 100% de etanol.
  • Diferentemente dos carros convencionais, nos quais o reabastecimento completo pode levar até 10 minutos, ainda são raros os modelos elétricos que permitem uma recarga desse nível. Quando isso acontece, geralmente está vinculado aos pontos de recarga super-rápidos, com potência acima dos 10 kWh, que nem sempre estão disponíveis. No geral, as recargas normais fornecem uma potência de até 7 kWh e a carga total demora entre quatro e oito horas.
  • Os carros elétricos de tomada sofrem com Infraestrutura de recarga deficiente.
  • Vida útil e descarte das baterias são problema. Em caso de troca de bateria, o valor costuma ser salgado, podendo ultrapassar, por exemplo, 50% do valor do carro. Fora essa questão, as baterias ainda são consideradas um problema do ponto de vista da reciclagem.
  • Baixo valor de revenda – Diferentemente do mercado automotivo tradicional, a venda de elétricos ainda dá seus primeiros passos no Brasil, o que também levanta uma dúvida sobre como será a desvalorização desses modelos.

Veja todos os detalhes na gravação da live: A Evolução do Mercado Bioenergético – A Cana e seus vários produtos:

  • Araken Barbosa – Diretor Financeiro e Comercial na Usina Caeté, Alagoas
  • Carlos Murilo Barros de Mello – Head de Açúcar para as Américas da Hedgepoint
  • Heloísa Baldin – Managing Partner do Iwá – primeiro fundo de créditos de descarbonização do país
  • José Guilherme Nogueira – CEO da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil – ORPLANA
  • Luiz Gustavo Junqueira Figueiredo – Diretor Comercial da Usina Alta Mogiana, São Joaquim da Barra, SP
  • Martinho Ono – CEO da SCA Brasil

Fonte: CanaOnline