Por Andréia Vital
A Caramuru Alimentos e a Biocen – Bioenergia Celeiro do Norte, empresa formada por produtores históricos do Mato Grosso, anunciam uma parceria estratégica para a construção de uma planta de etanol de milho em Nova Ubiratã, Mato Grosso. A nova unidade terá capacidade inicial de processamento de 605 mil toneladas de milho por ano, com o início das operações previsto para o final do primeiro semestre de 2026. A Caramuru deterá o controle da empresa com 51% e a Biocen com 49% do capital social total.
Localizada em Nova Ubiratã, a nova unidade se posicionará estrategicamente, uma vez que o Mato Grosso é uma das regiões produtoras de milho mais importantes e competitivas do mundo, representando 38,9% da produção do Brasil. Serão investidos inicialmente cerca de R$1,1 bilhão para a instalação da unidade, que terá a capacidade de produzir 261 mil m³ por ano de etanol de milho, 12 mil toneladas ao ano de óleo de milho e 175 mil toneladas anualmente de farelo seco (DDGS). A escolha da localização é estratégica pelo fato de o Mato Grosso ser o estado com o maior rebanho bovino do Brasil e um alto número de suínos e aves, sendo importante por conta do DDGS, em tradução livre para o português, “grãos de destilaria secos com solúveis”, que são utilizados para a nutrição animal.
Com este investimento, a Caramuru avança na diversificação dos seus negócios no segmento de biocombustíveis e farelo de milho, um setor muito promissor. Os produtores acionistas da Biocen, possuem mais de 130 mil hectares destinados à produção de milho, com perspectivas de participarem do fornecimento de milho para a usina.
“Temos o prazer de anunciar a nova parceria com a Biocen, que marca outro passo importante e estratégico em nossa expansão no setor de biocombustíveis. Esta iniciativa fortalece o nosso portfólio e a nossa atuação na produção de etanol, reforçando a nossa vocação industrial no processamento de grãos”, diz Júlio Costa, diretor-presidente da Caramuru.
“Essa parceria proporciona uma diversificação de negócios, amplia e fortalece o posicionamento dos nossos acionistas na produção de grãos no Mato Grosso, certamente uma das regiões mais relevantes para a originação e produção de milho e produção de etanol de milho, no Brasil e no mundo. A verticalização e industrialização são os próximos passos para desenvolver a região e fortalecer o agronegócio brasileiro”, comenta Gilberto Peruzi, presidente da Biocen. Os assessores da transação foram Mattos Filho pela Caramuru e ABC Brasil e o RGSH Advogados pela Biocen.
Fonte: Jornal Cana