Por Isadora Camargo
A Bunge Global SA anunciou oferta de troca para títulos (notas) emitidos pela Viterra Limited, como parte de sua aquisição pendente da empresa. A subsidiária integral da companhia glogal, Bunge Limited Finance Corp., iniciou as ofertas de troca para adquirir todas as notas em circulação da Viterra Finance B.V., com vencimentos entre 2026 e 2032. O objetivo é substituir os títulos antigos por novos, garantidos pela própria Bunge, além de um pagamento em dinheiro.
Essas ofertas de troca são acompanhadas por solicitações de consentimento para modificar os termos dos contratos vigentes das notas da Viterra. As mudanças propostas eliminariam determinadas cláusulas de restrição e garantias, o que pode reduzir a proteção dos detentores remanescentes das notas que não forem trocadas.
Segundo divulgação das companhias, os investidores que negociarem suas notas antes de 20 de setembro de 2024 terão direito a receber uma consideração total que inclui pagamento adicional por consentimento. Aqueles que participarem após essa data, mas antes de 7 de outubro, poderão receber uma quantia menor de novas notas da Bunge, dependendo do recebimento de consentimentos suficientes para as emendas propostas.
A oferta, voltada apenas para investidores institucionais qualificados e aqueles fora dos EUA, pode resultar em menor liquidez para as notas da Viterra que não forem trocadas, um dos riscos que constam na declaração.
Avaliado em US$ 8,2 bilhões, o negócio deverá acirrar a disputa pela liderança do mercado global de alimentos e commodities agrícolas, do qual ambas são líderes. No Brasil, a Bunge é a que tem a presença mais expressiva no Brasil, sendo a principal esmagadora de soja no país. Os gestores da oferta são Bank of America e a J.P. Morgan Securities, com apoio do SMBC Nikko Securities America.
Fonte: Globo Rural