Por Paulo Santos
A safra brasileira de milho no ciclo 2024/25 deverá atingir 129 milhões de toneladas, segundo estimativa divulgada pelo adido do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), em Brasília. A projeção indica um aumento de 5,7% na comparação com a oferta prevista para a atual temporada.
Em relatório, o adido ressalta que o incremento é esperado em um cenário de condições climáticas favoráveis, após o alerta do possível fim do El Niño, que impactou severamente a produtividade na safra 2023/24.
“Embora as margens de lucro na temporada passada tenham sido baixas para os produtores, o milho ainda é amplamente consumido no Brasil. A expectativa é que o milho atraia a atenção dos produtores devido à importância para a indústria nacional de rações e do etanol”, diz o relatório.
A área a ser semeada com o cereal deve ser de 22 milhões de hectares, ou 500 mil hectares a menos que a safra 2023/24.
Sobre o recuo da área para o atual ciclo, o USDA lembrou que a redução se deve ao clima desfavorável, causado pelo fenômeno El Niño. O fenômeno também prejudicou as projeções de colheita, de 122 milhões de toneladas, abaixo das 137 milhões de toneladas em 2022/23.
“Depois de uma colheita recorde em 2022/23, os agricultores estavam esperançosos para o ciclo 2023/24. No entanto, os impactos negativos do El Niño causaram danos significativos à cultura do milho, resultando em perdas substanciais”, destacou o USDA.
Fonte: Globo Rural