Biodiesel nacional demonstra força e maturidade na COP 30

Francisco Turra – Foto: Reprodução Linkedln

Por Francisco Turra*

Em artigo publicado no Estadão Agro, o ex-ministro da Agricultura e atual presidente dos Conselhos de Administração da APROBIO e Consultivo da ABPA, Francisco Turra, analisa o crescimento da produção e utilização do biodiesel no Brasil. Nesse contexto, a COP30, que será realizada em Belém do Pará representa uma oportunidade de reafirmar esse protagonismo.

Segundo o autor, o Decreto nº 12.629, de setembro, estabelece diretrizes para priorizar o uso de biocombustíveis — como o biodiesel e o HVO — na energia do evento, reforçando o compromisso com a neutralidade de carbono. Chamada de “COP da implantação”, a conferência simboliza o momento de transformar compromissos climáticos em ações concretas, e o uso do biodiesel deve estar no centro dessa transição.

Turra ressalta que em duas décadas, o setor de biodiesel brasileiro consolidou-se como uma solução madura, eficiente e de baixo custo para a descarbonização, superando desconfianças passadas sobre sua ampliação. Atualmente, o país opera com uma mistura de 15% de biodiesel (B15) no diesel fóssil e avança rumo a 25%, demonstrando alta qualidade e integração com a indústria automotiva.

Testes com misturas mais elevadas, como B30, B50 e B100, têm mostrado bons resultados em diferentes modais — caminhões, trens, navios e máquinas agrícolas. O biodiesel firmou-se, assim, como alternativa imediata e viável frente a outras rotas tecnológicas, como a eletrificação, sendo exemplo de política pública bem-sucedida com o RenovaBio e símbolo da liderança brasileira em energia sustentável.

O ex-ministro da Agricultura pontua ainda que além de reduzir emissões, o biodiesel impulsiona o agronegócio e o desenvolvimento sustentável, agregando valor à produção de soja, estimulando investimentos em novas usinas e gerando empregos e PIB.

*Ex-ministro da Agricultura e atual presidente dos Conselhos de Administração da APROBIO e Consultivo da ABPA.

Íntegra do artigo: Estadão (para assinantes)