
Foto: Marcelo Ribeiro / Divulgação
Por Carolina Mainardes
A múlti alemã Bayer, que atende em torno de 25 mil produtores rurais no Brasil, quer acelerar seu crescimento no campo brasileiro com uma estratégia de vendas integrada, que atenda todas as necessidades dos agricultores previstas em seu portfólio de produtos e serviços.
O presidente da divisão agrícola da companhia no Brasil, Márcio Santos, que está assumindo o posto neste início de ano, afirmou ao Valor que a companhia começou no último ano a atualizar sua estratégia de trabalho junto aos produtores brasileiros. Na prática, a companhia apresenta aos produtores um “pacote de soluções” para aumentar a produtividade agrícola, e não apenas os produtos isoladamente.
A mudança de estratégia passa por uma redução de burocracia, pelo aumento das informações disponíveis, pelo maior dinamismo no atendimento aos produtores e pelo crescimento de ofertas da Bayer, o que inclui desde variedades de sementes, produtos para tratamento pré-emergente das plantas no solo e produtos de proteção ao longo do cultivo, até ferramentas digitais voltadas ao crescimento sustentável da produção.
“É também uma otimização do investimento do produtor, e é nosso papel ajudá-lo nesse aspecto, pois temos um conhecimento muito amplo”, disse Santos.
Sem detalhar números, o CEO revela que a mudança visa aumentar os percentuais de crescimento da Bayer no país. “Sentimos que merecemos crescer, levando em consideração os investimentos que fazemos em inovação. Além disso, o Brasil oferece sólidos fundamentos de um ambiente de negócios favorável”, afirmou o executivo, durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR).
A Bayer apresenta nesta terça-feira (11), durante a feira agrícola paranaense, um novo conjunto de “soluções integradas” para o campo. “Vamos apresentar soluções para problemas difíceis enfrentados pelo produtor”, adianta. “Poucas companhias têm essa possibilidade de oferecer a variedade de tecnologias e de culturas com esse conceito de soluções”, ressaltou.
Para o executivo da Bayer no Brasil, há uma “curva de aprendizado” do produtor em relação aos lançamentos, ao mesmo tempo em que há abertura à inovação.
“Por investir em uma atividade de risco, é necessário uma curva de aprendizado para que o produtor conheça as novidades que chegam ao mercado, mas ele é aberto à tecnologia e biotecnologia”, afirmou o executivo.
Ele ressaltou o potencial brasileiro em produção sustentável, segurança alimentar e transição energética, mas observou que o sistema regulatório e a segurança jurídica do setor no Brasil, “quando são ameaçados, geram preocupação da companhia”. Outros desafios, pontuou, são o câmbio e a volatilidade do mercado.
Nos últimos três anos, a Bayer investiu mais de 6,5 bilhões globalmente em pesquisa e desenvolvimento, incluindo sementes e biotecnologia, ferramentas de proteção de cultivos, soluções digitais e novos modelos de negócio.
A jornalista viajou a convite do pool de imprensa Show Rural.
Fonte: Globo Rural