B20 no horizonte: A nova realidade do biodiesel


As tensões em alta no Oriente Médio deram o sinal definitivo para que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) confirmasse medidas que estavam paralisadas, em favor do aumento na mistura de biocombustíveis aos combustíveis fósseis no Brasil.

Os novos parâmetros passam a valer a partir de 1º de agosto, com o teor de biodiesel ao diesel convencional passando de 14% para 15%, enquanto o etanol anidro na gasolina sobe de 27% para 30%. As medidas ocorrem em meio à movimentação global nos preços do petróleo, impulsionada por tensões no Oriente Médio, e reflete a preocupação do governo em mitigar impactos internos nos preços dos combustíveis.

Esse cenário e os efeitos para produtores, consumidores e o mercado brasileiro como um todo, está na pauta da 14ª edição da série de lives “Conexão SCA Brasil”, marcada para a próxima quinta-feira, dia 03/07, a partir das 11h. No caso do biodiesel, apesar do atraso de seis meses na implementação da nova mistura, ela deve ajudar o governo na busca por formas de reduzir os preços nas bombas, conforme destacou o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, durante o anúncio oficial em Brasília.

A recente deflação nos preços do óleo de soja e do milho ajudou a descartar preocupações anteriores citadas para justificar o atraso na implementação, entre elas possíveis impactos nos preços dos alimentos. O novo quadro também permite projetar uma redução na importação de diesel, contribuindo para a segurança energética do país.

“Com essas ações, o Brasil se posiciona para acentuar sua liderança na transição para energias renováveis, atuando como um exemplo global de gestão sustentável de recursos energéticos”, afirma o head de biodiesel da SCA BrasilFilipe Cunha. “No artigo 22 da Lei ‘Combustível do Futuro’ consta que o percentual de biodiesel a ser misturado ao óleo diesel vendido ao consumidor final poderá atingir 20% até março de 2030”. Ao superar os 15%, entretanto, haverá a necessidade de estudos relativos à viabilidade técnica. Cunha trará esse tema para discussão com os dois convidados especiais:

  • Suzana Borschiverprofessora titular da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do Núcleo de Estudos industriais e tecnológicos (NEITEC);
  • Donato Aranda, professor titular de engenharia química da UFRJ e consultor técnico da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio). 

Transmitidas ao vivo pelos canais da SCA Brasil no YouTube e no LinkedIn, as lives da série ‘Conexão SCA Brasil’ foram criadas para examinar assuntos de destaque no contexto do agronegócio nacional, com prioridade para temas próximos dos combustíveis renováveis e das compras corporativas em grupo, principais áreas de atuação da SCA Brasil. Agendas transversais e de ampla relevância para o agro também são abordadas, sempre com convidados especiais de reconhecida competência e qualidade. Além do YouTube e do LinkedIn, todas as edições também estão disponíveis em formato de podcast na página da série na plataforma Spotify.

A 14ª. edição da série ‘Conexão SCA Brasil’ será apresentada pelo jornalista Adhemar Altieri, da MediaLink Comunicação Corporativa, com produção técnica da Propano Filmes.

ANOTE NA AGENDA:
14ª. edição
 da série de Lives “Conexão SCA Brasil”
Programa ao vivo no canal da SCA Brasil no YouTube e na página da SCA Brasil no LinkedIn
Quinta-feira, 03/07/2025, das 11h às 12h.

Assista no canal da SCA Brasil no YouTube. Curta e compartilhe:
https://www.youtube.com/watch?v=boHNAA0T_5E

Assista na página da SCA Brasil no LinkedIn:
https://www.linkedin.com/events/7344447509022277632/comments/

Confira toda a série na página da “Conexão SCA Brasil” no Spotify:
https://podcasters.spotify.com/pod/show/conexo-sca-brasil/