Alta de 24% na demanda por energia até 2050, segundo a Opep

Foto: Pixabay

O caderno anual da Opep destaca a coexistência do petróleo e gás com fontes renováveis, enfatizando a necessidade de reduzir emissões de gases de efeito estufa. A demanda global por energia deve crescer 24% até 2050, com o petróleo alcançando 120 milhões de barris por dia. O secretário-geral, Haitham Al Ghais, afirma que serão necessários US$ 17,4 trilhões em investimentos no setor.

Segundo matéria do Valor Econômico, o relatório sublinha o papel das petroleiras no desenvolvimento de tecnologias para reduzir emissões, defendendo que é possível produzir petróleo e avançar em soluções de baixo carbono. Também destaca a importância de introduzir novas fontes de energia que sejam economicamente viáveis e adaptadas às necessidades locais.

Além disso, a Opep prevê que a produção de líquidos totais fora do acordo de cotas aumentará de 51,7 milhões de barris por dia em 2023 para 58,8 milhões em 2029, com os EUA liderando o crescimento e o Brasil na segunda posição. Até 2050, a produção deve estar em 57,3 milhões de barris por dia, compensando o declínio esperado nos EUA com aumentos na América Latina e outras regiões.

Íntegra da matéria: Valor Econômico (para assinantes)