Os preços do açúcar na segunda-feira saltaram para as máximas de 1 semana devido às preocupações com a produção de açúcar do Brasil. O contrato do açúcar bruto com vencimento em outubro fechou em alta de 0,59 centavo de dólar, ou 3,2%, indo a 19,01 centavos por libra. Já o contrato do açúcar branco com vencimento em outubro subiu 1,9%, para US$ 536,70 por tonelada.
Operadores disseram a Reuters que o clima no Brasil estava influenciando nos negócios, assim como as expectativas de compra de alguns países importadores, à medida que os preços recuaram na semana passada. O último levantamento da Unica – União da Indústria da Cana-de-açúcar e Bioenergia – mostrou que a produção de açúcar do Centro-Sul do Brasil na primeira quinzena de julho caiu 9,7%, para 2,939 milhões de t. No entanto, a produção de açúcar Centro-Sul na campanha de comercialização até meados de julho ainda aumentou 10,4% ano a ano, para 17.140 milhões de t.
Os preços do açúcar também são impactados por um possível excedente global de açúcar que, segundo a Stone X, pode chegar a 1,2 milhão de toneladas para a temporada 2024/25 (outubro/setembro), abaixo de sua estimativa de excedente de 2023/24 de 4,6 milhões de toneladas.
Fonte: RPANews