Açúcar dispara em NY com dólar mais fraco, alta do petróleo e fator clima

A Bolsa de Mercadorias de Nova York (ICE Futures US) para o açúcar bruto encerrou o pregão eletrônico com cotações acentuadamente mais altas.

Os contratos com entrega em Julho/2024 encerraram o dia a 19,41 centavos de dólar por libra-peso, alta de 0,44 centavo (+2,3%) em relação ao fechamento anterior. Outubro/2024 fechou a 19,72 centavos (+2,9%).

Os futuros do açúcar bruto dispararam, atingindo máximas de uma semana, puxados por um cenário de dólar mais fraco, petróleo mais caro e preocupações com o clima seco nos dois maiores produtores mundiais do adoçante.

As chuvas seguem insuficientes nas principais regiões produtoras de cana-de-açúcar do Brasil, ameaçando a produtividade das áreas que serão colhidas mais adiante na safra 2024 e já com indicativos de perdas também para a próxima temporada.

Ao mesmo tempo, rumores de que o governo da Índia continuará restringindo as exportações ajudaram a puxar os mercados de açúcar.

Chuvas de monção abaixo do normal no cinturão produtor de cana-de-açúcar do país asiático indicam que a próxima safra terá problemas de produtividade, forçando a governo a continuar regulando a oferta doméstica de açúcar.

Com informações da Reuters e do portal Barchart.

Fonte: Safras & Mercados