A construção da primeira usina de etanol em Santa Catarina

Foto: Assessoria de Imprensa

Por Silvia Zatta

A Copercampos deu início à construção da primeira indústria de etanol de Santa Catarina, localizada na comunidade de Encruzilhada, em Campos Novos. Com previsão de início de operação até o final de 2026, a planta terá capacidade de produzir 3,7 milhões de litros de etanol hidratado e 32 milhões de litros de etanol anidro por ano.

Além disso, o projeto gerará 15.000 MWh de energia anual, reforçando sua sustentabilidade. A produção de DDGs (grãos secos de destilaria com solúveis), subproduto destinado à produção de rações, também beneficiará o setor agropecuário.

A planta de Encruzilhada será pioneira a adotar o modelo “flex” já que a usina será capaz de transformar milho e trigo em etanol. O etanol, peça fundamental na matriz energética brasileira, contribui para a redução de gases poluentes e fortalece a independência energética do país.

A planta industrial da Copercampos ainda será integrada a uma unidade de armazenagem, garantindo maior eficiência logística no transporte da matéria-prima. Nelson Cruz, Gerente Industrial da Copercampos, destacou o impacto positivo do projeto para a região.

“Com a terraplanagem em andamento, aceleraremos a construção para que até 2026 a planta esteja em plena produção de etanol e subprodutos, valorizando o milho e o trigo da nossa região”, afirmou. Além dos ganhos ambientais e econômicos, o empreendimento gerará mais de 100 empregos diretos, impulsionando o desenvolvimento local.

Fonte: Portal RBV