Por Edmundo Ubiratan
A Emirates Airline passou a abastecer seus aviões com combustível renovável de aviação, a partir do aeroporto holandês de Schiphol, em Amsterdã. O acordo inicial com a Neste prevê que ao longo de 2024 sejam fornecidos de mais de 2 milhões de galões de SAF misturado ao querosene de aviação. O acordo representa um dos maiores volumes de SAF que a companhia aérea árabe adquiriu até agora.
A Emirates acompanhará a entrega de SAF aos sistemas de abastecimento usando metodologias contábeis padronizadas da indústria. Depois de fornecido ao sistema de abastecimento do aeroporto Schiphol, o combustível misturado será composto por mais de 700.000 galões de SAF puro.
Atualmente a empresa ainda trabalha com a Neste para viabilizar o fornecimento de SAF aos sistemas de abastecimento do aeroporto Changi, em Cingapura nos próximos meses.
“Parcerias fortes como esta, particularmente nos principais hubs de transporte aéreo, como Amsterdã, estabelecem as bases para o trabalho com parceiros e aeroportos no sentido de aumentar o acesso e a disponibilidade de SAF em toda a nossa rede”, destacou Adel Al Redha, vice-presidente e diretor de operações da Emirates.
A Emirates usou SAF misturado com combustível de aviação pela primeira vez em um voo que partiu de Chicago em 2017 e atualmente opera a partir de Paris, Lyon (ambos na França) e Oslo (na Noruega) com SAF.
Em outubro do ano passado, a Emirates também incorporou o uso de SAF nos sistemas de abastecimento do aeroporto de Dubai, alocando SAF para uma série de voos, incluindo para Sydney, na Austrália.
“O SAF é uma solução disponível para reduzir as emissões de gases de efeito estufa das viagens aéreas. É emocionante ver a Emirates usando o nosso Neste MY SAF no aeroporto Schiphol de Amsterdã. Além disso, este é um excelente exemplo de como estamos trabalhando com nossos parceiros para acelerar o uso de SAF. Estamos ansiosos para realizar os próximos passos da nossa cooperação”, disse Alexander Kueper, vice-presidente de aviação renovável da Neste.
No início deste ano, a Emirates ainda se tornou a primeira empresa aérea internacional a aderir à iniciativa Solent Cluster no Reino Unido, focada em investimentos de baixa emissão de carbono com potencial para criar uma fábrica de SAF que pode produzir até 200 mil toneladas (por ano, se entrar em operação até 2032.
Um dos desafios atuais do SAF é ampliar sua produção em larga escala, reduzindo assim o preço do litro, ainda considerado bastante acima do querosene de aviação. Em alguns casos o valor pode ser cinco ou seis vezes maior, enquanto sua disponibilidade global é inferior ao 1%.
A Emirates contribui ativamente com vários grupos de trabalho da indústria e do governo dos Emirados Árabes Unidos e está em discussão contínua com uma série de grupos do setor para ajudar a expandir a produção e o fornecimento de SAF. Uma das principais parceria é com a autoridade de aviação dos Emirados Árabes Unidos (GCAA, na sigla em inglês) que desempenha um papel ativo no desenvolvimento do roteiro de combustíveis power-to-liquid (PtL) no país.
A expectativa é que os Emirados Árabes se tornem, até 2030, um centro regional para combustíveis de aviação alternativos, com a ambição de produzir 700 milhões de litros de SAF.
Fonte: Aero Magazine