Fertilizantes, ouro e minerais críticos serão mais disputados em leilão, diz Ibram

Foto: Getty Images

As áreas com potencial para produção de ouro, minerais críticos e fertilizantes podem ser as mais disputadas pelos participantes no leilão da 9ª Rodada de Disponibilidade de Áreas, avalia Julio Nery, diretor de assuntos minerários do Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), diz nota da “Agência Infra”. “Minerais críticos e ouro devem ser o grande foco dessa rodada”, disse o diretor, que depois acrescentou os fertilizantes na relação.

Durante entrevista a jornalistas, Nery lamentou o atraso do certame, que foi prometido pela ANM (Agência Nacional de Mineração) para 2025. Fora isso, ele disse que a expectativa do setor é “muito positiva”. São cerca de 7 mil áreas que devem ser ofertadas pela agência, em parceria com a B3.

“Cada atraso que ocorre numa rodada de disponibilidade tem um efeito muito ruim para o setor”, disse o diretor. “Temos mais de 90 mil áreas que poderiam estar sendo colocadas nessas rodadas, é muita coisa. Não significa que todas vão virar mina, mas vão virar pesquisas geológicas”, acrescentou.

‘Agência forte’

Nery criticou o fato do atraso ter sido causado pela falta de verba no orçamento. A situação foi exposta durante reunião da diretoria da ANM, quando a aprovação do edital foi retirada de pauta. “Só teremos uma mineração forte tendo uma agência forte”, comentou.

Fonte: Agência Infra