
Segundo matéria do Broadcast, o professor Alberto Pfeifer, integrante do núcleo de pesquisa Insper Agro Global, afirmou que a forte dependência brasileira de potássio importado se tornou o principal ponto frágil do agronegócio nacional. “O cenário atual dos fertilizantes é alarmante. Somos completamente vulneráveis nesse segmento”, afirmou. “A dependência externa para praticamente 100% do potássio é algo que deveria nos preocupar muito.”
Pfeifer destacou que o agronegócio precisa adotar uma visão estratégica, considerando seu papel de ativo de poder. Para isso, é imprescindível enfrentar os gargalos estruturais — entre eles, a questão dos fertilizantes. “O potássio é um dos minerais que sustentam o aumento da nossa produção doméstica”, observou.
O pesquisador também chamou atenção para a instabilidade internacional que afeta o setor e impacta diretamente o Brasil. “Há poucos países e poucas empresas produtoras desses insumos, que trafegam por rotas extremamente sensíveis”, alertou. “Se algo ocorre nesses países exportadores, as margens dos fertilizantes se comprimem, a safra encolhe, a capacidade produtiva diminui e os contratos ficam erráticos. Muito do que construímos pode ser rapidamente comprometido.”
Lei a íntegra da reportagem no de Júlia Maciel no Broadcast