
O volume de etanol produzido pelas usinas do Centro-Sul continua em queda. De acordo com a União das Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica), do início da safra até a segunda quinzena de outubro, já foram fabricados 25,04 bilhões de litros do biocombustível, queda de 8,2% em relação ao mesmo recorte do ano anterior.
Considerando os volumes vendidos, essa retração se torna ainda mais expressiva nos estoques de etanol das sucroenergéticas. Em 16 de outubro, as usinas armazenavam 8,55 bilhões de litros, baixa de 22,5% ante um ano antes.
Os dados sobre a estocagem de etanol pelas produtoras foram divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na última terça-feira, 28. Considerando o volume total, 59,6% era de hidratado e 40,4%, de anidro.
Em São Paulo, maior estado produtor e consumidor do biocombustível, as sucroenergéticas estocavam 4,38 bilhões de litros em 16 de outubro, retração de 25,1% ante a posição de um ano antes.
Anidro
]Ao final da primeira quinzena de outubro, os estoques do etanol a ser misturado à gasolina registraram um aumento de 6,8% em comparação com a posição de 15 dias antes, para 3,45 bilhões de litros. Em relação ao mesmo período do ano anterior, por outro lado, houve uma queda de 19,7%.
Segundo a Unica, foram fabricados 772 milhões de litros na quinzena. Assim, o equivalente a 28,4% da produção foi direcionado aos tanques de armazenamento.
Em São Paulo, as usinas estocavam 1,94 bilhão de litros de anidro em 16 de outubro, retração de 20,9% em relação a um ano antes. Entre os principais estados produtores do Centro-Sul, apenas o Paraná e Mato Grosso do Sul apresentaram aumentos em seus estoques, de 18% e 10,3%, respectivamente. Minas Gerais, por sua vez, registrou a maior retração, de 42,7%.
Hidratado
O etanol utilizado diretamente para abastecer o tanque dos veículos, por sua vez, apresentou uma retração anual de 24,3%, com 5,1 bilhões de litros nos tanques das usinas do Centro-Sul em 16 de outubro. Na quinzena, houve um aumento de 7,8%.
Dos 1,24 bilhão de litros fabricados na primeira metade do mês, de acordo com a Unica, um volume correspondente a 29,8% do total foi armazenado.
Ao final da quinzena, as usinas paulistas estavam com 2,44 bilhões de litros de hidratado em seus estoques, queda anual de 28,1%. Todos os principais estados produtores do Centro-Sul contabilizam baixa anual no armazenamento, com destaque para Mato Grosso do Sul (-34,3%) e Paraná (-23,7%).
Por Giully Regina
Fonte: NovaCana