Brasil pode se tornar potência exportadora de biocombustíveis, aponta CEO da Be8

Erasmo Carlos Batistella, CEO da Be8 e diretor da Aprobio — Foto: Divulgação/Be8

O Brasil tem grande potencial para se tornar exportador de biocombustíveis, mas o setor ainda precisa se consolidar internamente antes de avançar para o mercado externo. É o que defende Erasmo Battistella, CEO da Be8 e diretor da Aprobio, que usa o exemplo da avicultura como referência, já que o mercado de frango se estruturou internamente e depois ganhou força nas exportações. A reportagem é do site Money Times.

Segundo Battistella, os investimentos em fábricas são positivos, mas é necessário fortalecer políticas públicas, garantir previsibilidade regulatória e organizar o setor para criar demanda externa. Ele acredita que 2025 será um ano histórico para os biocombustíveis no Brasil, com a elevação da mistura de etanol na gasolina para 30% e de biodiesel no diesel para 15%.

O executivo destacou ainda a importância da aprovação do PL do Combustível do Futuro e elogiou as medidas do governo Lula em retomar o cronograma de aumento do biodiesel. Para o CEO da Be8, a transição energética e a COP30 são oportunidades para o Brasil mostrar sua liderança na descarbonização e consolidar os biocombustíveis como parte estratégica da matriz energética.

Fonte: Money Times